I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Miss Potter

Eu amo assistir aos filmes que contam histórias de escritores e sobre todo o processo da escrita e publicação de um livro. Neste final de semana eu assisti com minha mãe ao filme :
Beatrix Potter, autora e ilustratora inglesa, nascida no dia 28 de Julho de 1866, ficou conhecida dentre outros feitos, pelos seus livros infantis, que contavam as histórias de personagens animais tais como o coelho Peter Rabbit. Filha de uma familia burguesa ligada ao ramo do ‘algodão’, Beatrix costumava passar os verões em belissimas localidades no interior da Inglaterra; foi assim tomando paixão pelos campos e pelos animais. Embora Beatrix fosse uma brilhante escritora teve muitas dificuldades em publicar seus livros, obteve valioso auxilio de Norman Warne que nutria por Beatrix um grande amor...

Para o público infantil que há tantas gerações lê os grandes clássicos da maior autora infantil de todos os tempos, personagens como Pedro Coelho, Benjamin Coelhinho, Teodora Camundonga e os Coelhinhos Flópsis são arquétipos tão eternos quanto o Ariel que Shakespeare nos legou em "A Tempestade".
Beatrix Potter confirma plenamente a velha teoria de que nunca houve ou haverá um autor transformado em ícone pelo poder do marketing. Os ícones da literatura são sempre os que o público consagrou. E ninguém mais. Se isto é verdade em relação à literatura em geral, é mais ainda quando se trata de quem exerce a arte tão delicada de escrever para crianças.
“Pedro Coelho”, o primeiro título da coleção, é provavelmente o livro mais amado (e mais citado) por todos os ingleses que na infância foram tocados pela magia de Beatrix Potter. É até hoje um dos livros infantis mais vendidos em todo o mundo.
 
 
Eu gosto muito de desenhos delicados. Adorei o filme e quero um livro dela, ou melhor, uma coleção. Também quero visitar Lake District, onde Potter viveu os últimos anos de sua vida se dedicando a preservar o patrimônio rural da Inglaterra .( não custa nada sonhar )
  Depois de sua morte, em 1943,  quase toda sua propriedade foi doada a National Trust , que inclui 4000 acres de terra, cottages e 15 fazendas, incluindo a belíssima Hill Top, que ainda é preservada com muito do que a autora possuía. Até a horta continua sendo cultivada com os mesmos legumes e vegetais que ela um dia plantou e que foi fonte de inspiração para suas inúmeras ilustrações. 
Vale a pena ver este filme delicado.
bj bj
Vivi

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails