I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado, 8 de agosto de 2009

RECADO PARA OS PAIS

RECADO PARA OS PAIS: COMO ORIENTAR SEUS FILHOS PRÉ-ADOLESCENTES A USAR COM SEGURANÇA A INTERNET

Os pré-adolescentes exploram os espaços virtuais através da conexão com redes de relacionamento e publicação de vídeos no YouTube. Em outras palavras, eles são tão competentes on-line quanto seus irmãos mais velhos e se expõem aos mesmos riscos. Uma pesquisa recente sobre segurança na Internet com pré-adolescentes, patrocinada pelo National Center for Missing and Exploited Children, descobriu que 90% das crianças de 9 anos já usaram a Internet. Mais de um terço das crianças de 11 e 12 anos já publicaram perfis em sites de relacionamento como o Facebook e o MySpace, e mais de 25% dos pré-adolescentes foram contatados on-line por pessoas desconhecidas.

Onde está o perigo?
A maioria de nós sabe que é preciso advertir nossos filhos sobre a publicação de detalhes pessoais on-line. Tomar cuidado com pessoas estranhas é um bom conselho. Mas se a mensagem para os pré-adolescentes sobre segurança na Internet for focada no contato com pessoas estranhas, você estará errando o alvo, afirma Anne Collier, co-fundadora do ConnectSafely, um site que oferece dicas para pais e jovens sobre práticas de segurança on-line. “Predação não é um problema nesse grupo demográfico’’, ela diz. “É bastante irrelevante. O único problema, na verdade, é o abuso na Internet. O que precisamos mostrar aos nossos filhos é que por trás do pingüim ou da fada naquele espaço on-line existe um ser humano.” Os tipos de comportamento observados em pátios de escolas, em que crianças formam gangues para agredir outras ou espalham boatos maliciosos, podem ocorrer atualmente nos espaços on-line.
O comportamento impulsivo e arriscado também pode ser uma ameaça para os nossos pré-adolescentes. Eles talvez ainda não tenham desenvolvido a capacidade de prever as conseqüências de uma foto inadequada tirada de um amigo que dormiu em sua casa, e publicá-la on-line. Outro problema é que os pré-adolescentes mais velhos querem estar onde os adolescentes estão, afirma Anastasia Goodstein, autora de “Totally Wired: What Teens and Tweens Are Really Doing Online” (St. Martin’s Griffin).
“Os pré-adolescentes sempre aspiram por algo’’, afirma Goodstein. “Muitos deles entram em sites de relacionamento e mentem sobre sua idade. Eles criam apelidos de mensagens instantâneas bastante inadequados. Exploram identidades diferentes.”

O que pode ser feito?
Você pode estabelecer fundamentos básicos para a conduta on-line segura de seus filhos pré-adolescentes que poderão valer pela vida toda. Nossos especialistas dão estas dicas:

Participe da vida de seu filho
Seu filho de 9 anos fica muito tempo no Club Penguin? Espaços virtuais como esse usam personagens para substituir pessoas. Seu filho mostra de que espaço virtual ele participa? Peça a ajuda de seu filho para criar um perfil e um avatar, ou um personagem que o represente nesse espaço, depois jogue com ele, aconselha Goodstein. Verifique se o site foi criado para crianças com menos de 13 anos e leia a seção dedicada aos pais.

Seja um amigo
Se você estiver na lista de amigos da antiga página de relacionamento de seu filho, poderá ver quem são seus amigos. Os pré-adolescentes mais velhos provavelmente não vão querer compartilhar suas senhas, mas você pode pedir para ver seus perfis regularmente.

Fale sobre questões de privacidade
Os jovens de hoje não têm as mesmas idéias sobre privacidade que nós, diz Collier. Seu filho pré-adolescente talvez não compreenda as conseqüências da publicação de uma foto inapropriada de um amigo. Explique que nada é realmente privado, aconselha Goodstein. Não custa nada um amigo copiar uma foto de um site de relacionamento e distribuí-la aos quatro ventos. Explique que fotos de celulares comprometedoras, mesmo que sejam engraçadas, não devem ser publicadas e podem até mesmo ter conseqüências legais. Seu filho pré-adolescente vai dormir na casa de um amigo? Peça aos pais que retirem os seus celulares naquela noite.

Estabeleça limites
Ensine aos seus filhos a estabelecer prioridades. Ball, a mãe californiana, não permite que seus filhos gêmeos usem o computador para lazer durante a semana, por causa da escola. Ela se senta com eles enquanto fazem uma pesquisa escolar on-line. Os gêmeos usam um computador que fica em um espaço comum da casa. Alguns softwares comerciais permitem estabelecer limites de uso, o mesmo ocorre com sistemas operacionais. Sites como o Club Penguin permitem que os pais coloquem limites no tempo e no acesso.

Fale sobre abuso na Internet
Às vezes, o diálogo é o que faz a diferença no comportamento de pré-adolescentes, afirma Collier. Explique que muitas vezes não percebemos como afetamos outras pessoas on-line porque não podemos ver sua reação ou linguagem corporal, diz Collier. Prometa a seu filho que não “desconectará a Internet” se ele contar a você sobre situações de abuso na Internet ou outras experiências on-line negativas, aconselha Goodstein.

Ensine-os a proteger suas senhas
Os pré-adolescentes tendem a compartilhar senhas entre si, mais do que os adolescentes e adultos. Porém, suas amizades são mais fluidas. Um amigo que se torna inimigo pode causar danos ao usar uma senha para acessar um perfil e enviar mensagens prejudiciais.

Converse sobre configurações de privacidade
Você e seu filho pré-adolescente devem saber se o seu perfil ou blog é público, aberto a todos, ou disponível apenas para os seus amigos. Porém, independentemente da configuração, seu filho deve ser cauteloso ao publicar conteúdo. “Incuta a idéia de que se o conteúdo for algo que ele não queira que você ou o pai ou uma professora vejam, provavelmente não deverá publicá-lo’’, diz Goodstein.

Falar com seu filho pré-adolescente sobre suas atividades on-line e ensiná-lo a pensar antes de agir nesse espaço são suas melhores defesas. “Interagir com seu filho é a melhor forma de protegê-lo’’, afirma Collier.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails