I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Liev Tolstói para tweens

Hoje meu post está dedicado a um dos maiores escritores da literatura mundial de todos os tempos, o russo Liev Tolstói. Isto porque a Companhia das Letras acaba de lançar Fábulas, um livro com versões de clássicos selecionados e escritos por ele.

O autor de Guerra e Paz foi um eterno preocupado com o analfabetismo entre os camponeses. Tanto que, em 1859, fundou em sua propriedade uma escola gratuita para crianças e adultos e promoveu a abertura de outras vinte escolas na região. Interessado na formação das crianças, no final das aulas, ele contava histórias e lia grandes aventuras, como a de Robinson Crusoé. Artigos de educação infantil também faziam parte de seus escritos. Segundo as organizadoras desta coletânea brasileira - as mãe e filha Tatiana e Ana Mariz, russas e grandes estudiosas de literatura - Tolstói considerava de grande importância estimular a criatividade e seus livros para crianças sempre têm senso de humor, além de simplicidade de imagens e linguagem.


Leia um trecho de A Cadela e o Reflexo:

“Sobre um velho tronco de árvore, uma cadela atravessava, feliz, um riacho. Levava na boca um saboroso pedaço de carne. De repente, ela parou. Ao olhar para a água, viu… outra cadela! E o pior: com um pedaço de carne ainda mais suculento que o seu! Como que atingida por um raio, ela soltou imediatamente o seu pedaço de carne e, latindo, atirou-se na águra para tomar o da rival.”

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails